Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Tuesday 14 June 2011

EXCLUSÃO É BULLYING

 Exclusão social é bullying silencioso e geralmente subestimado, diz especialista 
A exclusão social – que leva ao ostracismo e solidão  – pode não deixar marcas visíveis, mas a dor que se sente é mais profunda e duradoura do que se imagina, aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Purdue, nos EUA.
“Ser excluído ou sofrer ostracismo é uma forma invisível de bullying e geralmente nós subestimamos seus impactos”, diz Kipling D. Williams, autor do estudo. “Ser excluído por colegas no colégio, no trabalho, ou mesmo cônjuges ou familiares pode ser insuportável. E como o ostracismo é uma experiência de três estágios – os atos iniciais de ser ignorado ou excluído, enfrentamento e resignação –, os sentimentos de dor podem ter efeitos duradouros. Pessoas e clínicos precisam estar atentos sobre isso e assim evitar depressão e outras experiências negativas”.

Segundo Williams, a dor da exclusão é física também. “Quando uma pessoa é isolada socialmente, o córtex cingulado dorsal anterior do cérebro, que registra a dor física, também sente essa injustiça social”, explica Williams. “Ser excluído, portanto, é doloroso porque ameaça as necessidades humanas fundamentais, que são o pertencimento e a autoestima. E essa dor pode ser sentida mesmo quando a exclusão é praticada por um desconhecido ou por um curto período”.

O estudo envolveu mais de 5 mil participantes em um jogo de computador, desenvolvido por Williams, no qual o foco era mostrar como apenas dois ou três minutos de exclusão podem provocar sentimentos negativos prolongados.

As reações à exclusão foram muito parecidas em todos os participantes. As formas de enfrentamento variaram, mas o mais comum foi o participante excluído assumir comportamentos que poderiam aumentar sua futura inclusiva, como obedecer a ordens, cooperar ou expressão de simpatia. “Mas se eles sentem que há pouca esperança para a reinclusão ou que têm pouco controle sobre suas vidas, podem recorrer ao comportamento provocativo e até mesmo agressão”, diz Williams. “Em algum ponto, a pessoa para de se preocupar em ser agradável e quer apenas ser notada”.

No entanto, se uma pessoa tiver sido isolada por um longo tempo, eles podem não ter capacidade para continuar a enfrentar, pois a dor persiste. “Algumas pessoas podem desistir”.

O terceiro estágio, de resignação, é quando as pessoas que foram isoladas estão menos esperançosas e mais agressivas do que as outras em geral. “Isso também aumenta a raiva e a tristeza, e o ostracismo de longo termo pode resultar em alienação, depressão, desamparo e sentimentos de indignidade”.

Williams agora está tentando entender melhor como pessoas excluídas podem ser atraídas a grupos com sentimentos mais extremistas e qual a reação de grupos de excluídos.

“Esses grupos proveem aos membros uma sensação de pertencimento, valor próprio e controle, mas podem fomentar o radicalismo e a intolerância e, talvez, uma propensão para a hostilidade e a violência”, diz. “Quando uma pessoa se sente excluída socialmente, ela perde o controle e o comportamento agressivo é um jeito de restaurá-lo. Quando esses indivíduos se juntam em um grupo, podem haver consequências negativas”, conclui.

com informações da Purdue University

Thursday 9 June 2011

Bullying em Discussão na EMERJ

 

FÓRUM PERMANENTE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DA JUSTIÇA TERAPÊUTICA
17 de junho de 2011
Das 10h às 17h
BULLYING – parte III: efeitos, conseqüências e diretrizes

10.00h - Abertura
Dra. Ivone Ferreira Caetano
Presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica e Juíza de Direito Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital/RJ

10.20h – Palestra: “Cyberbulling: efeitos e conseqüências do assédio moral pela internet contra crianças e adolescentes”
Dra. Maria Cristina Milanez Werner
Psicóloga, sexóloga, terapeuta de casal e família
Mestre em Psicologia Clínica – PUC/RJ

11.20h – Palestra: “Convivência e violência no contexto escolar”
Prof. Mariângela da Silva Monteiro
Psicóloga Educacional
Professora de Psicologia - PUC/RJ

12.20h – Palestra: “Aspectos Jurídicos”
Dra. Simone Moreira de Souza
Defensora Pública - Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital

Mediador: Vereador Tio Carlos
Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

13.20h - Intervalo

MESA REDONDA – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
15.00h – Palestra: “Um diálogo sobre as relações de ensino no espaço escolar - Contribuições de uma equipe interdisciplinar”
Profª. Mercia Cabral de Oliveira
Diretora do NIAP / SME

15.40h – Palestra: “A escola que produz saúde: Uma ação inter-setorial”
Profª Angélica Bueno Carvalho
Programa Nacional Saúde na Escola

16.20h – Palestra: “Construindo a cultura da Paz”
Profª Leticia Carvalho Monteiro
Projeto Educação para Paz: AME-Rio

17.00h – Encerramento

Wednesday 8 June 2011

Reflexões sobre o Preconceito

Esta semana, refletindo sobre uma exigência escolar para que uma criança especial não frequentasse o pátio da escola e as inúmeras desculpas e explicações fornecidas pela instituição para tal atitude, tentando fazer parecer que a preocupação é com o bem estar da criança,  a situação me remeteu a uma cena do filme "Filadélfia", inspirado em uma história verídica.

O filme conta a história de um promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia e que foi despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS.

Ele então, contrata os serviços de um advogado negro (Denzel Washington) para defender seus interesses, que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

A cena em questão se passa na biblioteca onde o advogado enfermo está fazendo pesquisas sobre seu caso específico e o bibliotecário, ciente do tema e da visível doença,  o convida para utilizar uma sala reservada. O advogado recusa dizendo que está bem onde está  mas o funcionário insiste em encaminhá-lo para uma sala reservada tentando fazer parecer que é para seu conforto  então o advogado pergunta para o bibliotecário se o convite não seria para que ele, bibliotecário, se sentisse melhor...

Uma cena clara de preconceito velado, com a tentativa óbvia de se mascarar a verdadeira intensão do bibliotecário que, obviamente, não estava pensando no bem estar do advogado mas em segregá-lo e escondê-lo.

Vale a pena assistir novamente o filme e refletir sobre a situação.

Tuesday 7 June 2011

Transplante de Medula - Precisamos de Doadores

Existem crianças precisando da nossa união e da nossa ajuda, vamos continuar com a campanha pela doação de medula e de sangue.



Um bebê de 9 meses que sofre de uma doença rara que reduz a imunidade., precisa de um transplante de medula óssea  como foi noticiado pela imprensa esta semana.







Outro rapazinho lindo, o  Joao Antonio, também precisa de um transplante para vencer a Leucemia.


O banco de doadores do Inca - Instituto Nacional do Câncer -  tem mais de dois milhões de pessoas, mas até o presente momento nenhuma pessoa compatível foi encontrada.


Para saber mais sobre o Transplante de Medula, basta recorrer ao INCA.

Saturday 4 June 2011

Bullying no Colégio São Bento

Segundo reportagens, o adolescente admite que agrediu criança no São Bento.

As pessoas continuam falando sobre BRINCADEIRA e ACIDENTE:

Brincadeira é quando todos se divertem. Quando uma pessoa se diverte às custas do sofrimento alheio não é brincadeira, é bullying.

Acidente ocorre quando algo acontece por acaso, um acontecimento fortuito e não quando se sabe que a atitude é errada e se assume o risco de acontecer um resultado ruim!

Também não adianta esperar que o agressor vá dizer exatamente o que aconteceu porque neste momento ele já sabe que trata-se de algo muito grave e contará sua versão sempre omitindo e diminuindo os acontecimentos exercendo sua auto defesa e seu instinto de auto proteção.

Quanto aos pais que se manifestam a favor do colégio, estes estão pensando na imagem do colegio que escolheram para a educação do seus filhos e se esquecem que a criança que estava servindo de "bola" para o adolescente quicar ou jogar ou passar rasteira poderia ser o filho deles... graças a Deus desta vez não foi, MAS AMANHÃ PODE SER...   bullying não é brincadeira!

Wednesday 1 June 2011

Justiça condena shopping de SP por preconceito contra criança com síndrome de Down

Inclusão

Produtos que fazem a diferença

Os blogs e os grupos de discussão foram criados para ajudar outras mães e proporcionar um intercâmbio de informações que visam melhorar a saúde e a qualidade de vida de nossos filhos.

Como tenho sido procurada por outras mães pedindo conselhos e idéias, resolvi abrir um espaço para dividir com todos os produtos que merecem destaque no progresso do meu filhoe que podem vir a fazer a diferença na vida de outras crianças também:


Mamadeira Medela (Haberman feeder)- Indicada para bebês com problemas especiais tais como:prematuros, com fenda palatina, lábio leporino, síndromes, disfunções, displasia, problemas de sucção, anomalias orais e faciais, etc. A mamadeira Heberman da Medela possui fluxo variável controlado pelo alimentador e pelo bebê, responde aos estímulos da língua e da gengiva do bebê antes mesmo que ele sugue, é sensível ao mais fraco esforço do bebê, possui válvulas que evitam que o bebê engasgue e um sistema de ventilação que previne turbulência de ar.


Copo Anatômico Medela, importado, especialmente desenhado para facilitar alimentar crianças portadoras de necessidades especiais.


Produto Importado da marca Medela. Trata-se de um cone de silicone que adapta-se na ponta de um dosador ou uma seringa. Acessório especialmente desenhado para encorajar e ensinar bebês, especialmente prematuros ou portadores de necessidades especiais, com dificuldades de sugar mamadeira. Também muito usado para dar medicação à crianças.

Sistema de Nutrição Suplementar é um alimentador especial para relactação - técnica de alimentação que incentiva a sucção no peito, levando o bebê a reaprender esse mecanismo.
É recomendado para bebês prematuros, de baixo peso ou com dificuldades para pegar o peito, para mães com baixa produção de leite, que têm redução de mama e é o primeiro produto desenvolvido para mães de adoção, pois induz a lactação desencadeando alterações hormonais que aumentam a produção de leite. O sistema pode ser usado para dar suplementos ao bebê ainda no peito.Ideal para longo período de alimentação suplementar e para bebês com dificuldades de sucção. Contém tubos para diferentes fluxos e cordão de pescoço para o máximo conforto.


Massageador Facial Infantil, importado, usado para estimular crianças com necessidades especiais. São coloridos e vibram suavemente.


Balança Pediátrica Welmy com Bebê conforto - Adquirida diretamente da fábrica e programada especialmente para pesar até 30 kg (normalmente elas são programadas para pesar até 15 kg) para pesar Arthur semanalmente e contribuir para que ele vencesse a desnutrição.


Produtos da N&S, especialmente o Aspirador Portátil com bateria que me salvou várias vezes na ausência de energia elétrica. Aproveito a oportunidade para registrar que a equipe da N&S sempre me prestou um atendimento ímpar demonstrando que estão realmente ciêntes de que seus produtos garantem a vida de pessoas e por isso nunca, nem nos períodos de férias coletivas para a empresa eles me abandonaram nestes últimos 5 anos. Trata-se de uma empresa com equipe ciênte da responsabilidade social e de seu compromisso com a vida humana.


Aprendendo a nadar - Boia Infantil. Importada. Ideal para crianças pequenas aprenderem a nadar.


Traje para piscina. Importado. Ideal para crianças pequenas aprenderem a nadar.

Traje para piscina. Importado. Ideal para crianças pequenas aprenderem a nadar.


Carrinho do tipo Tricículo - MacLaren MX3 - Ao contrário de todos os outros carrinhos, este tem uma capacidade maior e aguenta uma criança de até 25kg (55lb)ou mais... muito bom!


Maclaren Major Special Needs Stroller - substituiu o meu MacLaren MX3 quando meu filhote chegou aos 29 kgs. Tem capacidade para 63.5 kg (140 lbs) é uma pena que não reclina.


Este é meu atual sonho de consumo - Axiom ImprovIndoor/Outdoor Medical Mobility Push Chair - pode ser encontrado em 3 tamanhos e pode também ser customizado na fábrica. Maravilhoso para mães de crianças especiais, mais confortável e menos impactante do que uma cadeira de rodas neste mundo tão cruel e preconceituoso em que vivemos.

size 1,5 - Weight capacity 100 pounds (45 kg) + Cargo capacity 5 pounds (2kg)
size 2 - Weight capacity 150 pounds (68 kg) + Cargo capacity 5 pounds (2kg)
size 3 - Weight capacity 200 pounds (90 kg) + Cargo capacity 5 pounds (2kg)