Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Monday 26 September 2011

EDUCAÇÃO INCLUSIVA JÁ!!!

Acompanhe o movimento pelo cumpra-se do artigo 24 da CDPD que trata da educação inclusiva. Faca parte dessa campanha, a nossa meta sao 20.000 assinaturas.

Em julho as assinaturas do manifesto online e as assinaturas manuais (http://inclusivarede.blogspot.com/) somavam 11.000. Fomos a Brasília e fizemos a entrega ao ministro Haddad, a Ministra Maria do Rosário e outros. A presidente da AMPID esteve conosco nos dois dias de mobilização.
Ajude a divulgar e a coletar assinaturas.
...
Segue abaixo a petição publica pela garantia do acesso e permanência na educação. Precisamos nos mobilizar para garantir direitos e cobrar da classe política apoio total a META 4 do PNE.
 
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=INCLUSAO


Acompanhe a nossa mobilização no INCLUSÃO JÁ! http://inclusaoja.com.br/


Só mobilizados garantimos direitos!Junt@s Somos Fortes!


Abraços inclusivos

Claudia Grabois

   Toda criança tem o direito de frequentar a escola.   

Seu filho tem?  

O meu também!!!


Consuelo Martin

Acessibilizade: Zero

Filas enormes, dificuldade de transporte, segurança precária e muitos assaltos não são as únicas reclamações com relação ao Rock in Rio.  

Como foi noticiado: Portadores de necessidades especiais enfrentam dificuldades para assistir aos shows na Cidade do Rock

Acessibilidade não é sinônimo de rampas.

A área exclusiva para portadores de necessidades especiais é suspensa, mas fica à extrema direita do palco principal, o que prejudica a visibilidade.

Precisamos nos preparar para os maiores eventos que virão como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Wednesday 21 September 2011

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - Passeata Superação Rio 2011


Aconteceu hoje, no centro do Rio, a Passeata pela Superação, edição 2011,  organizada pelo Movimento Superação em parceria com o Instituto Novo Ser, em comemoração ao dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. 

Trata-se da 4º passeata organizada pelo Movimento Superação do Rio e a 16º organizada pelo Movimento Superação Nacional.

A passeata teve por objetivo enfatizar junto aos setores da sociedade a importância de se respeitar a diversidade e garantir a inclusão e acessibilidade da pessoa portadora de necessidades especiais.

A caminhada contou com a presença do Deputado Estadual  Thiago Pampolha.



Nossa fotógrafa, voluntária do Movimento Superação - Rafaela Torres.



















Luciana de Novaes, 28 anos, ficou tetraplégica ao ser atingida por uma bala perdida, no campus de uma universidade, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, em 2003. Desde então, luta para contornar as dificuldades e tornar seu dia a dia o mais normal possível.


Friday 16 September 2011

Passeata Superação Rio 2011

Pela celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21 de setembro.

 

9 hs - Concentração
10 hs - Saída da Passeata da Candelária à Cinelândia pela Inclusão

O Instituto Novo Ser e o Movimento SuperAção apresentam a edição 2011 do Superação Rio, evento realizado no dia 21 de setembro no Centro do Rio, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

"... A passeata tem como objetivo enfatizar junto aos setores da sociedade a importância de se respeitar o direito de todas as pessoas, independentemente de cor da pele, gênero, idade, ideologia política ou religiosa, orientação sexual ou cultural, condição física, intelectual, sensorial ou social.

Com o lema "Respeito à Diversidade", a Passeata Superação Rio 2011 vem com um caminho diferente dos anos anteriores. Terá como novo percurso a Av. Rio Branco, uma das principais avenidas do Centro do Rio de Janeiro, sabidamente ainda inacessível para "muitos".

A passeata sairá da Candelária em direção à Cinelândia, onde acontecerão as apresentações e manifestos.

As instituições da sociedade civil organizada levaram faixas com reivindicações em busca de uma cidade mais acessível, justa e democrática, enaltecendo a promoção e a valorização da diversidade humana em nossa cidade mediante a uma animada, apartidária e pacífica celebração.

Venha, compartilhe com a gente, do NOVO SER, MOVIMENTO SUPERAÇÃO, além da Rede de Parceiros e Colaboradores dessa relevante iniciativa em defesa de direitos das pessoas com deficiência.

Junte-se a nós!!!"

 

Sunday 11 September 2011

Semana da Educação Especial e o mês do Autismo

Inicialmente precisamos esclarecer que a Educação Inclusiva não desmerece nem exclui a Educação Especial - ao contrário, elas se completam.
A Educação Especial deve ser organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais (o que nem sempre acontece, dependendo muito do estabelecimento) - algumas escolas  se dedicam apenas a um tipo de necessidade e outras se dedicam a vários contando com material, equipamento e professores especializados. 
O ensino especial não pode, nem deve segregar e impedir o convívio entre as crianças especiais e as demais e, por isso, deve ser feito paralelamente a Educação Inclusiva, onde o sistema regular de ensino deve ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
Na Semana da Educação Especial e no mês do Autismo - vamos refletir sobre todos os meninos que Deus fez de uma maneira única e excepcional, que merecem ter acesso a tratamento e qualidade de vida. 
Vamos relembrar a Declaração dos Direitos da Criança da ONU:
Princípio 1 - Igualdade e oportunidade para todas as crianças, sem distinção -"Toda criança possui os mesmos direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!!!"
Princípio 5 - Diz respeito as crianças especiais, portadoras de qualquer "especificidade" - "Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais! Porque elas merecem respeito como qualquer criança!!!"

Ninguém é igual a ninguém - É preciso aprender a lidar com as diferenças. Você já sabe qual é a sua?!!!