A legislação existe mas nem sempre as escolas estão preparadas - falta acessibilidade e preparo em geral de funcionários e professores.
Imagine um mundo onde todos fossem iguais? A discriminação decorre do medo, o diferente é desconhecido, representando uma ameaça ao indivíduo medroso e inexperiente. O indivíduo que valoriza as diferenças ganha muito em todos os aspectos - no universo de diferenças as possibilidades de escolhas e trocas são ilimitadas. Todos perdem com a discriminação: o discriminado por não ser aceito e discriminador perde a oportunidade de se enriquecer com a contribuição do outro.
Nós todos somos o amanhã!
Thursday, 17 March 2011
Pais de crianças especiais têm dificuldade em conseguir vagas nas escolas
A legislação existe mas nem sempre as escolas estão preparadas - falta acessibilidade e preparo em geral de funcionários e professores.
2 comments:
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A inclusão escolar é ainda um sonho distante.Segundo a lei as escolas não podem recusar um aluno especial, mas então elas dão um jeitinho de fazer com que os pais desistam da matrícula, primeiro dizem que não tem experiência em inclusão e que seu filho será o primeiro...esse primeiro nunca existirá pois quais pais irão fazer seu filho de cobaia?apelam pela falta de acessibilidade no caso de cadeirantes...o que deveria ser obrigatório...dizem q não poderão abonar as faltas no caso da cça precisar sair mais cedo para tratamentos...como uma cça especial fica sem acompanhamento?ou dizem aos pais q podem matricular a cça mas q não garantem nada pois não tem experiência em inclusão, e a novidade agora, só matriculam cças a partir do maternal, se a cça vier de outra escola não pode...ou os pais acertam de cara a escola ou nunca mais conseguirão trocar...!Há ainda o que considero até pior, as escolas que matriculam a cça e depois a rejeitam como se ela viesse rotulada ao fracasso, como se ela não tivess possibilidade de aprender ou desenvolver nada, é como se já tivessem feito o "favor" de deixá-la entrar na classe então não queira que ela aprenda tb pois já seria demais...ouvi casos em que uma cça ficava deitada em um colchonete no fundo da classe durante a tarde toda, sem fazer nada!outro que a escola nem pediu material pois o menino não acompanharia...outro que passava o recreio e as aulas de ed.física sozinho na classe pois havia uma escada e ninguém para descer sua cadeira de rodas para o pátio...será tão dificil colocar-se no lugar dessa cça?seria tão difícil pensar como é para ela passar por isso?essa energia imposta para rejeição poderia ser gasta em reciclar e atualizar os conhecimentos dos professores e todos da escola para fazer inclusão de verdade e que maravilha seria todos poderem conviver e aprender uns com os outros, participar dos progressos dessas cças;que legal as cças consideradas normais viverem a experiência de conhecer todos os tipos de seres humanos e assim tornarem-se adultos menos preconceituosos e arrogantes. Nem todo mundo nasce deficiente pode-se tornar um uma de uma hora para outra.Ninguém pensa nisso?Existem ainda os pais, que não matriculam filhos em classe com cça especial, e outros que trocam de escola se entrar uma cça na sala de seu filho.Não, não é contagioso...contagioso é preconceito que passa de pai pra filho, de professor pra aluno, do adulto para a criança que vai continuar no futuro a agir assim, com ignorância e discriminação.Vamos abrir nossas cabeças e melhorar o mundo.Só depende de nós.
ReplyDeleteSimone, parabéns pelo seu relato apaixonado que nos faz refletir e continuar na luta por uma mudança muito além da mudança na legislaçao - precisamos de uma mudança de mentalidade...
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