Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Sunday 15 May 2011

Dia Internacional da Família


Celebramos o dia internacional da família desde 15 de maio, desde 1994 quando a ONU celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”. (No Brasil, a comemoração pelo Dia da Família foi instituida em 1963, pelo presidente João Goulart, no dia oito de dezembro).

Naquela época, a família era composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos, como pais, avós, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros. Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos, sendo o pai a figura do chefe da família.

Desde então o conceito de família mudou muito em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas, especialmente as conquistas da mulher no mercado de trabalho, tornando-as independentes dos maridos pelo fato de conseguirem se manter financeiramente. Se antigamente a família convencional era formada somente com o casamento, hoje em dia a família também decorre da união estável, da s uniões homoafetivas e da união de apenas uma pessoa com sua descendêcia (família monoparental) devendo receber o mesmo tratamento e a proteção do Estado.

A vida em família é muito importante pois as pessoas necessitam umas das outras. Inúmeras são as influências do ambiente social para a formação da personalidade humana mas, inegavelmente, a família é a mais importante de todas. É ela que proporciona as recompensas e punições, por cujo intermédio são adquiridas as principais respostas para os primeiros obstáculos da vida. É instituto no qual a pessoa humana encontra amparo irrestrito, fonte da sua própria felicidade. Obviamente, compartilhar momentos de afetividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.

Quando alguém começa a questionar os valores da família, ou é porque está sem valores, ou porque está sem família.”  (Pe. Zezinho)



No comments:

Post a Comment

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.