Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Tuesday 9 August 2011

Parque Adaptado e Turismo Adaptado - por Simone Tavares

Nessas férias de julho estive na cidade de SOCORRO, SP  a 120 kms da capital. É uma cidade que faz parte do circuito das águas junto com Águas de Lindóia, Serra negra, etc. - cidades muito visitadas por quem procura banhos terapeuticos, sossego, compras de malhas...um roteiro gostoso e bastante familiar.

Mas para minha familia foi além...encontrei em Socorro a possibilidade do turismo adaptado , algo que ainda não conhecia.    

Nesta cidade, passeando pelo Horto Florestal nos deparamos com uma deliciosa surpresa, um parquinho adaptado com balanço e gira gira onde é possivel brincar na cadeira de rodas.  Tenho uma filha cadeirante de 9 anos e por mais que já tenha passeado (e muito!) com ela, nunca tinha visto nada assim. Eu moro em São Paulo(!) a cidade que tem tudo, dizem, mas aqui não tem parquinho para crianças especiais.Nunca vi. Conheço boa parte dos parques da cidade e não tem. 

Minha filha balançou e girou até enjoar..rs e foi uma delicia vê-la brincando de verdade, sem precisar de ninguem segurando, amarrando, prendendo ...ela brincou  feliz da vida. Verdade que o parquinho não estava lá essas coisas em matéria de conservação, havia ferrugem e foi preciso força para abrir as rampas de acesso... é preciso preservar!!  Quantas crianças poderiam se divertir ali!!
 
No dia seguinte fomos conhecer o hotel Campo dos Sonhos, onde é possivel visitar e participar das atividades mesmo sem estar hospedado e lá também pudemos nos divertir tranquilamente, havia sela para cavalo adaptada onde a pessoa com deficiencia pode ir sozinha no cavalo, charrete adaptada, passeio de trator e até esportes de aventura como arvorismo e tirolesa tudo adaptado, além de mais um parquinho esse bem conservado. Apesar do piso não ser muito adequado ao deslocamento de cadeira de rodas, um caminho mais lisinho facilitaria o passeio! Mas minha idéia aqui não é de criticar o que poderia ser melhor e sim elogiar o que vi de positivo em uma cidade que pensa na diversão de todos! 
 
Está aí o exemplo, nada muito complicado, todas as cidades poderiam ter isso. A inclusão é simples...é só querer. Vamos lá, campanha para parques adaptados para todos!!
 




1 comment:

  1. Querida Simone, muito bom artigo, excelente divulgação. Obrigado por compartilhar conosco.

    Esperamos que sirva de exemplo para construção de outros parques, praças que contribuam para a inclusão social.

    ReplyDelete

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.