Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Saturday 23 February 2013

Meu filho não fala - mas sente sede!


Desde que Arthur nasceu presenciei a preocupação de minha mãe, pediatra, em ofertar água para ele sempre, inclusive fora do horário das refeições – nem que fosse somente um golinho para molhar a boca. Até nos momentos em que ele esteve de dieta zero, fazendo preparo para cirurgia, ela nunca deixou de molhar a boquinha dele levemente com água e passar uma gaze molhada com água fria pelos lábios. SENTIR SEDE É MUITO RUIM.


Meu filho não fala, mas sente sede - nestes dias de calor extremo, com sensação térmica de 50oC, tenho me policiado em oferecer água para ele com frequência e, mesmo assim falhei -  algumas vezes fui levada por ele a geladeira  para apontar que queria água, demonstrando que não fui eficaz em saciar sua sede.

Mães cujos filhos não podem falar, precisam se conscientizar em ofertar o líquido com frequencia.  

Nestes anos, percebi que muitas mães de crianças com paralisia cerebral não dão água para os filhos, especialmente crianças que são gastrostomizadas e vivem com a boca seca, lábios ressecados – obviamente não precisa virar água boca abaixo da criança para fazê-la bronco aspirar, mas molhar os lábios, umedecer a boca levemente, dá um conforto impar, especialmente neste calor.

Mamãe, dê água para seu filho.



DEVEMOS BEBER ÁGUA MESMO SEM SENTIR SEDE

É importante manter o hábito de tomar vários copos ao longo do dia. Quando temos sede é porque nosso organismo já está sentindo a falta do líquido.

A sede é um mecanismo natural do corpo humano que evita a desidratação e é ela que deve regular o volume a ser ingerido por um indivíduo em condições normais.

O limiar da sede é alcançado com a perda de mais de 0,5% do peso em água (adulto 80 kg = 400ml), aumento de 4mosm/l nos líquidos corporais e perda de 10-15% do volume sanguíneo. Mas existe ainda a sede decorrente de distúrbios do mecanismo da própria sede ou da regulação do equilíbrio hidro eletrolítico (cólera, diabetes insípidos, etc.).

Lembrem-se: beber refrigerantes, café, leite ou suco não substitui a água.


QUANTIDADE DE ÁGUA NECESSÁRIA

O corpo humano é composto de 70% a 75% de líquido – assim, se considerarmos uma pessoa com 70 quilos, são 49 litros de água. Diariamente, o indivíduo perde, normalmente, cerca de 3% pela urina, 0,8% na transformação dos nutrientes em energia, 0,6% pelo suor e 0,5% na respiração.

O corpo de um adulto gasta uma média de 2 litros de água por dia em suas funções (digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor, da urina, das fezes e até do vapor do ar expirado) - por isso a indicação de que precisamos beber pelo menos 2 litros de água por dia, para repor o que foi gasto e manter o equilíbrio. Obviamente tal quantidade é uma média estimada pois varia de acordo com o metabolismo, a estrutura corpórea, o tipo de exercício físico e até o clima. Deve se levar em conta que os alimentos também possuem água em sua composição, então, quem tem uma dieta balanceada e não faz exercício pode cortar recomendação 2 litros pela metade.
As crianças precisam repor a água perdida. No caso dos bebês de até 6 meses, o leite materno é suficiente para garantir a hidratação – mas elas também sentem sede!

Até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 mililitros a 1 litro – basta calcular: a cada grama de peso, 1 mililitro de água.


FUNÇÕES DA ÁGUA NO CORPO


A água regula a temperatura corporal, a pressão sanguínea, (o sangue consiste de 83% de água), desintoxica, protege e lubrifica as juntas (os ossos consistem de 22% de água), transporta nutrientes e oxigênio para as células, umidifica o ar dos pulmões, ajuda no metabolismo e melhor absorção celular dos nutrientes, (os músculos consistem de 75% de água), facilita a comunicação neural, memória, concentração e atenção (o cérebro consiste de 90% de água).


EFEITOS DANOSOS E SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO


Devemos beber água antes de sentir sede.

Os efeitos imediatos da privação de água podem ser: sede, fatiga, fome, (muitas pessoas confundem sede com fome), cansaço, dor de cabeça, intestino irregular, cãibras, pressão sanguínea irregular, problemas de rins, pele seca, urina cor amarelo escuro ou laranja, esta deve ser clara e sem cheiro, impulsos nervosos mais lentos.

Fique atento aos primeiros sintomas, quando a desidratação é leve, a evacuação fica mais difícil e o volume de urina diminui e ela fica escura – isso já é um sinal de alerta! Depois a pele, os cabelos e os olhos ficam ressecados. O próximo sinal de desidratação é o aumento do cansaço e da sonolência, a diminuição no poder de concentração, indicando também uma queda no fluxo de oxigênio.


AGUA E FUNÇÕES CEREBRAIS


O cérebro é composto de aproximadamente 85% de água e depende de acesso abundante à água.
A água fornece energia elétrica para todas as funções cerebrais, inclusive para os processos de memória e pensamento.


As células do cérebro precisam de duas vezes mais energia do que outras células do corpo e a água fornece essa energia de forma mais eficientemente do que qualquer outra substância e é necessária para a produção de hormônios e neurotransmissores no cérebro.

Quando o cérebro está funcionando com um suprimento pleno de água, você será capaz de pensar mais rápido, estar mais focado, e experienciar maior clareza e criatividade.

Por isso, alguns sintomas da desidratação são: lentidão mental, fatiga, depressão, raiva, instabilidade emocional, dor de cabeça, insônia, stress e falta de acuidade mental.


Estudos mostram que se você está apenas 1% desidratado, você provavelmente terá 5% de diminuição das funções cognitivas. Se seu cérebro fica 2% com menos água corporal, você pode sofrer de uma lentidão de memória recente e menos foco.

A desidratação prolongada, por anos, estudos mostram, encolhem as células em tamanho e massa, e pode resultar em demência, ao passo que hidratação apropriada reduz o risco de enfermidades como Alzheimer e Parkinson.


BEBER ÁGUA EM EXCESSO

Água em excesso também causa problemas pois pode sobrecarregar o sistema urinário, o corpo acaba tendo que pôr a sobra para fora e acaba expelindo pela urina uma quantidade muito grande de sais minerais, vitaminas do complexo B e sódio.


BEBER ÁGUA EM JEJUM

A hidratação em jejum é importante para a eliminação de toxinas.


QUALIDADE DA ÁGUA

É muito importante estar atento para a qualidade da água. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças são causadas pelo consumo de água contaminada. O despejo de poluentes, lixos, agrotóxicos e metais pesados nas fontes de captação são causadoras de uma série de doenças, como leptospirose, hepatite A, cólera, entre outras.

A água mineral ou filtrada é a mais recomendada.

A água da torneira contém metais pesados que se acumulam nas células, lesando-as e aumentando o risco para doenças. Mesmo com o avanço no tratamento de água pelas redes de abastecimento, a qualidade da água deixa a desejar. Além disso, há casos de tubulações antigas, vazamentos que contribuem para o acúmulo de sujeira e a agravante falta de limpeza nas caixas de água.

Diante deste quadro, os filtros continuam sendo uma opção acessível e segura para obtenção de água de qualidade.


A ESCOLHA DO FILTRO

Tenho me preocupado muito com a qualidade da água  que está chegando em nossas casas  e venho pesquisando sobre os tipos de filtro disponíveis:
  • Filtro de Barro - Feito a mão, em argila tradicional, reduz as impurezas da água e mantém a temperatura fresca. Pode ser encontrado em várias versões mais modernas, em louça e plástico. Conta com o sistema de ‘velas filtrantes’ com carvão ativado ou nitrato de prata.
    A higienização deve ser feita da seguinte forma: lavar as velas com bastante água corrente, sem usar sabão, detergente ou outros. Não usar escova de palha de aço, açúcar, sal ou produtos que desgastem a vela.
  • Filtro de pressão - É o mais moderno e também o mais comercializado, já que é de fácil instalação, sendo acoplado diretamente na torneira. Reduz o gosto de cloro e as impurezas, retendo partículas sólidas. Filtra a água com rapidez, sem adição de produtos químicos. Possui parede filtrante com material cerâmico microporoso e carvão ativado.
  • Purificador - A ação comum a todos os purificadores consiste no tratamento físico-químico da água e a retenção de resíduos, impurezas e também cloro, eliminando odores. Possui diversos estágios de filtração e purificação. O processo de filtragem se dá por meio de minerais, como quartzo e dolomita, além de carvão ativado para a absorção do cloro, substâncias químicas usadas nas estações de tratamentos.
Acredito que, no momento de decisão da compra, a melhor forma de se obter a garantia do aparelho é optar por aqueles que tenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Este certificado assegura que o produto atende as normas de qualidade e segurança exigidas para sua comercialização, preconizada pela Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água (Abrafipa).


No comments:

Post a Comment

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.