Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Sunday 14 August 2011

DIA DOS PAIS EXCEPCIONAIS

Dia dos Pais

Nestes últimos anos observei a triste realidade das famílias das crianças especiais.  Estatisticamente, em sua grande maioria, os casamentos se desfazem,  alguns pais ainda chegam a participar financeiramente com pensão alimentícia mas muitos, nem isso fazem.   Cheguei a ver casos em que, por se tratar de paralisia cerebral grave,  a família considerava o dinheiro gasto em terapia e conforto para a criança como “investimento sem retorno”.

Por isso hoje, gostaria de direcionar a homenagem aos Pais Excepcionais, àqueles que ultrapassam em muito a figura paterna que todos conhecem, àqueles que sabem que “não basta simplesmente ser pai, é preciso ser O PAI”  - como o MEU PAI.

Se meu filho está vivo e com 6 anos de vida, devo ao meu pai e a minha mãe – é uma vitória da NOSSA FAMÍLIA.   Confesso que foi preciso uma longa caminhada para perceber que pode se estar sozinho no meio de uma multidão  e  o quão banalizada  e mal utilizada são as palavras “amizade” e “amor”.   Eu sempre contei com seu suporte e amor do meu Pai.  Nos momentos em que estava rodeada de pessoas comemorando o meu sucesso e vitória, lá estava ele, feliz e discreto ao meu lado.  Mas nos momentos em que estive doente, perdida, com o mundo desabando sobre a minha cabeça,  só não estive SOZINHA porque lá estavam ele, meu PAI, minha mãe e minha irmã, meus verdadeiros amigos que NUNCA ME ABANDONARAM, que  celebraram minhas alegrias mas também compartilharam a minha dor e se engajaram na minha luta incondicionalmente – foram estas as pessoas que nunca desertaram!

Ser pai não se trata somente de um vínculo sanguíneo e de responsabilidade jurídica é algo muito maior.  Hoje em dia, muitas crianças sequer convivem com os próprios pais, ficam mais em creches, escolas e babás do que com os próprios pais – e nem sempre trata-se apenas de uma questão de sobrevivência, de necessidade de trabalhar.  Para que ter filhos se não quer ou não pode criá-los pessoalmente? 

Existe tanta gente infeliz no mundo por tão pouco, sem ter qualquer motivo o, qualquer problemas que justifique a infelicidade... Eu fico tentando compreender como alguém que tem saúde e tem filhos com saúde pode ser infeliz.  Vemos pessoas se digladiando, famílias se separando  e só posso concluir  que são tão infelizes porque nunca sentiram na própria carne o que é lutar dia após dia pela vida de alguém que se ama!   

Por isso dedico a minha homenagem aos PAIS EXCEPCIONAIS, na pessoa de DO MEU PAI EXCEPCIONAL  E AVÔ EXCEPCIONAL,  àqueles que fazem por merecer o título de “PAI”,  que fazem muito mais do que simplesmente cumprir a obrigação legal de criar os filhos colocados no mundo até a maioridade.

FELIZ DIA DOS PAIS. 


1 comment:

  1. Artigo muito pertinente. Que estes pais sejam exeplos para novos pais.

    Vale a pena mencionar o Artigo Postado no mesmo dia, na Veja São Paulo Meu filho, Meu Herói

    ReplyDelete

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.