Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Tuesday 16 August 2011

Inclusão em Debate

A inclusão de criançcas portadoras de necessidades especiais em escolas regulares  entrou na pauda do Bom Dia Rio na Globo.

Acho pessoalmente que deveria ter sido ressaltado que a inclusão em escola regular não exclui a educação especial que deve ser feita no contraturno.Obviamente a criança portadora de necessidades especiais precisa  ter respeitado seu próprio tempo e ter condições de desenvolver o seu potencial  com terapias e métodos específicos às suas necessidades.

Não basta colocar a criança na escola regular, de repente,  sem prepará-la para se juntar ao grupo,  sem oferecer as salas de  recursos multifuncionais, com atendimento educacional especializado, procedimentos educacionais específicos para cada tipo de deficiência, onde o aluno irá completar e/ou suplementar as atividades educacionais com práticas específicas à sua necessidade especial  e sem oferecer a educação especial.  

Todas aquelas crianças que apareceram e cujas famílias demosntraram problemas com a inclusão foram preparadas para a mudança? Foram mantidas em suas atividades anteriores apesar da mudança para a escola regular?    Ou  foram trocadas da escola de forma brusca, sendo colocadas em um ambiente diferente de forma hostil e sem qualquer amparo?

Se toda criança precisa passar por adaptação quando troca de escola,  se toda criança passa por um  período de luto quando perde uma babá, devemos estar ciêntes de que as crianças com necessidades especiais precisam de uma grande preparação para qualquer mudança em suas vidas, inclusive e especialmente para entrar em uma escola regular, onde passaram a fazer parte de um mundo novo, uma realidade totalmente diferente da que estavam acostumados.
Ao contrário do que muitos pensam, a  inclusão em escola regular não pode, nem deve ocasionar o fechamento das escolas especiais que são fundamentais para o atendimento dessas crianças,  como o Instituto Benjamin Constant.

No comments:

Post a Comment

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.